mandrágora fm

Esta é a rádio que você não encontra no seu dial. É o que eu faria se estivesse trabalhando em uma emissora de rádio. Isto já aconteceu e acontecerá. Ah, quando a rádio não está no ar, eu escrevo mesmo assim.

20.2.10

Venenosa: pergunta de ouvinte

Seguimos no ar, aqui dos estúdios da rádio que você não encontra no dial, atendendo a pergunta de ouvinte./ Inúmeros ouvintes pedem que esclareçamos as origens da planta mandrágora../ Encontro referências sobre a planta na internet: A mandrágora (Mandragora officinarum L.) é uma planta da família das Solanaceae. / São-lhe atribuídas propriedades medicinais: afrodisíaca, alucinógena, analgésica e narcótica./ Segundo lendas medievais, as raízes da mandrágora deveriam ser colhidas em noite de lua cheia, puxadas para fora da terra por uma corda presa a um cão preto; se outro animal ou pessoa fizesse esta tarefa, a raiz gritaria tão alto que o mataria./ Ainda: “O nome hebraico para as mandrágoras (dudhaim) é formado pela mesma raiz (da palavra) "amor"./  Este é outro motivo para que, em algumas partes do Oriente Médio, esta planta ainda seja considerada como afrodisíaco capaz de excitar o amor e aumentar a fertilidade humana.”/ E na Bíblia católica, encontro a seguinte passagem: “Ora Raquel vendo que ela era infecunda, teve inveja a sua irmã, e disse a seu marido: Dá-me filhos senão morrerei. /(...)Lia vendo que ela tinha cessado de ter filhos, deu também a seu marido Zelfa sua escrava, a qual concebeu, e deu à luz um filho./(...) Ora Rúben tendo saído ao campo em tempo da ceifa de trigo, achou umas mandrágoras, as quais trouxe a Lia sua mãe./ E Raquel disse a Lia: Dá-me as mandrágoras de teu filho./ Porém Lia lhe respondeu: Acaso parece-te pouco teres-me tu roubado meu marido, para ainda em cima quereres tirar-me as mandrágoras de meu filho?/(...) Foi Lia pois encontrar-se com Jacó, quando ele sobre a tarde voltava do campo, e lhe disse: Tu serás comigo: (...) E Jacó dormiu aquela noite com ela./ E Deus ouviu os seus rogos: e ela concebeu, e teve um quinto filho(...)”/ A mandrágora também foi citada por Shakespeare em Romeu e Julieta, e acredita-se que o remédio que Julieta tomou para fingir estar morta tenha sido extraído dela./  Mas a sua curiosidade pode não estar satisfeita./ Se o ouvinte tiver alguma outra contribuição sobre a venenosa mandrágora, é só postar nos comentários./ E a gente termina com música, rodando um tema da Rita Lee: Erva venenosa, com arte dos The Sims.//



Fontes: http://wiccarium.blogspot.com/ ; Bíblia Sagrada, Gênesis, 30:14; http://pt.wikipedia.org/ ; http://www.youtube.com/watch?v=_wAH2o0letU .

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial